segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SUPERVISORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL TEM ARTIGO DE SUA AUTORIA PUBLICADO PELA UFSC


Rosane R. de Andrade Lima participou, no dia 02 de setembro de 2013, no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis, do lançamento do Livro “A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA e os dilemas do labirinto – ONDE ESTÁ O FIO DE ARIADNE?”.
Após solenidade de abertura do 2º curso oferecido aos coordenadores pedagógicos em parceria entre MEC/SED/UNDIME/UFSC, aconteceu a Sessão de Autógrafos pelos autores dos Artigos publicados, dentre eles “A escola como espaço privilegiado de formação continuada de professores”, de autoria da Supervisora de Ensino.

O artigo é resultado do 1º curso de especialização em coordenação pedagógica realizado nos anos de 2011 e 2012 e contou com a participação de 33 Assistentes Técnico Pedagógicos e Diretores de Escola da Regional de São Joaquim.






sexta-feira, 16 de agosto de 2013

14ª CONAE NOS MUNICÍPIOS DE SÃO JOAQUIM, URUBICI, BOM RETIRO, RIO RUFINO, URUPEMA E BOM JARDIM

   

     RIO RUFINO   


BOM JARDIM DA SERRA


                                                          



                                               URUBICI




      URUPEMA


         

                       
                            

    SÃO JOAQUIM





   BOM RETIRO












Estamos juntos nessa construção de propostas para uma educação de qualidade a nível nacional.
Parabenizamos todos os Municípios pela mobilização, execução e sistematização pelas etapas municipais.
Agora vamos para a etapa estadual e distrital em agosto, setembro e outubro 2013.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Professores do Ensino Médio da Regional de São Joaquim recebem Tablets Educacionais


      



 A Gerência de Educação de São Joaquim realizou a entrega dos tablets aos professores efetivos do ensino médio da Rede Estadual, efetuando um treinamento nas UEs sobre a utilização dos equipamentos.

O Gerente de Educação Anildo Luiz Bertoldo relatou que “esses instrumentos além de proporcionarem um avanço na educação, contribuem na interatividade professor e aluno”.
O projeto, que faz parte do Pacto pela Educação, lançado pelo Governo estadual e Secretaria de Estado da Educação tem o objetivo instrumentalizar e formar professores do ensino médio das escolas públicas estaduais, para o uso pedagógico em tecnologia educacional, por intermédio do tablet.
Os conteúdos disponibilizados nos tablets educacionais abrangem Física, Química, Matemática e Biologia, além de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.
Durante a distribuição dos tablets, os professores demonstraram grande satisfação e entusiasmo com mais essa ferramenta pedagógica para qualificar suas aulas. Nesta primeira etapa, serão contemplados os professores efetivos do ensino médio das escolas da rede estadual.  


quarta-feira, 13 de março de 2013

Conferência "POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"


A GERED está participando da CONAE 2014 na Conferência  "POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE".
A GERED de São   Joaquim, juntamente com os municípios de abrangência (Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Urubici, Urupema e Rio Rufino,  participam ativamente da CONAE/2014. Todos os preparativos estão sendo organizados com  propósito  de desenvolver estratégias para o Fórum Municipal de Educação, onde será refletido e avaliado as propostas para a melhoria de qualidade da educação.

Você também pode se cadastrar na rede social conae e participar da Conferência, deixando a sua contribuição, os seus sonhos e seus ideais por uma educação de qualidade.

Clique no link abaixo e cadastre-se:

http://redesocialconae.mec.gov.br/

quinta-feira, 7 de março de 2013

CONAE 2014

Reuniram-se na SDR/São Joaquim, os  Secretários  Municipais de Educação da sua abrangência,  tendo como pauta principal a II Conferência Nacional da Educação (CONAE 2014) a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília/DF. Na reunião ficou definida a data dos Fóruns Municipais de Educação para 15 de maio de 2013 nos respectivos municípios. "A criação dos Fóruns Estaduais e Municipais é de fundamental importância para o cumprimento dos objetivos de organização da educação nacional e para a construção de uma educação de qualidade." (FNE)

Segundo o documento-referência a II Conferência Nacional da Educação (CONAE 2014), será um momento especial  na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Precedida por conferências preparatórias e livres, municipais e /ou intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.






terça-feira, 5 de março de 2013

CONAE 2014





O Fórum

O Fórum Nacional de Educação – FNE é um espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2010).
É composto por 35 entidades representantes da sociedade civil e do poder público. De caráter permanente, O Fórum Nacional de Educação foi instituído pela Portaria MEC  n.º 1.407, de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16/12/2011, e tem as seguintes atribuições:
  • I – Participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação;
  • II - Acompanhar, junto ao Congresso Nacional, a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional de educação, em especial a de projetos de leis dos planos decenais de educação definidos na Emenda à Constituição 59/2009;
  • III - Acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação;
  • IV - Acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação;
  • V - Elaborar seu Regimento Interno e aprovar “ad referendum” o Regimento Interno das conferências nacionais de educação;
  • VI - Oferecer suporte técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a organização de seus fóruns e de suas conferências de educação;
  • VII - Zelar para que os fóruns e as conferências de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estejam articuladas à Conferência Nacional de Educação;
VIII - Planejar e coordenar a realização de conferências nacionais de educação, bem como divulgar as suas deliberações.




ETAPAS
  • NACIONAL: 17 a 21 de fevereiro de 2014
  • ESTADUAL: agosto de 2013
  • MUNICIPAL OU INTERMUNICIPAL/REGIONAL: até 30 de maio de 2013







– OBJETIVOS
O Fórum Nacional de Educação, considerando-se os princípios jurídicos que o 
antecede, tem como objetivo principal “a consulta à sociedade civil e de articulação de 
organismo da mesma é de auscultar a primeira e de apresentar aos poderes constituídos(...), as 
sugestões e indicações para a feitura e para o acompanhamento da implementação do PNE”2
.
E ainda, “um espaço supra-partidário que auxilia a deliberação e a tomada de decisões pelos 
poderes competentes e responsáveis por lei para tal”3
.

3 - CURY, Jamil. Textos para subsidiar agenda temática. MEC, 2011. p.11

Leia mais....

FEE/SC promove Oficina de Capacitação/CONAE 2013/2014


O Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC), coordenado pela Professora Elza Moretto, secretária- adjunta da Educação, promoveu na tarde desta quinta-feira, 28, no Instituto Estadual de Educação/Florianópolis, duas oficinas de capacitação do Sistema de Gestão da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2013/2014, direcionadas a supervisores de ensino, integradores das Gerências Regionais de Educação (Gereds) e  técnicos dos Núcleos de Tecnologias Educacionais. As oficinas tiveram como objetivo preparar as Gerências de Educação para mobilizar os municípios do Estado na realização de suas Conferências Municipais e/ou Intermunicipais de Educação, etapas preparatórias para a Conferência Estadual e Nacional. Todos os participantes tiveram acesso ao Sistema de Gestão da CONAE/2014, no qual puderam criar de forma experimental Conferências Livres e utilizar o Sistema de Eventos que cadastrará asê Conferncias Municipais e seus participantes.
Em uma das oficinas foram trabalhadas as questões que envolvem o Fórum Estadual de Educação como: a função do fórum, suas etapas, cronogramas de trabalho, as funções das Gereds e das Secretarias Municipais de Educação. “Estamos estartando a mobilização no Estado de Santa Catarina, pois quem irá construir nas bases dos municípios o Fórum Municipal de Educação são as redes estadual e municipal. Por isso estamos capacitando e repassando informações das diretrizes e orientações às Gereds e SDRs”, destacou Professora Elza.
A outra foi direcionada ao aprendizado do uso do Sistema de Gestão das ações que010313pq1 envolvem a CONAE. “Essa capacitação serve para instrumentalizar os técnicos no uso da ferramenta de cadastramento. Também mobilizou a todos na disponibilização de material referente às ações desenvolvidas no Estado, por meio dos Fóruns Municipais e Estadual, a serem publicadas na página do Fórum Nacional e Estadual de Educação, completa Elza Moretto.
FEE/SC promove Oficina de Capacitação/CONAE 2013/2014

http://fne.mec.gov.br/images/pdf/11notafne.pdf

http://fne.mec.gov.br/index.php/foruns-estaduais

Pacto pela Educação destina R$ 325 mil para a SDR São Joaquim com finalidade de concluir obras nas escolas


A primeira ação do Pacto pela Educação foi encaminhada nesta quarta-feira, 20, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, com o anúncio da liberação de R$ 325 mil para retomada e conclusão de obras de infraestrutura nas escolas da rede estadual na Região.

O Pacto foi lançado pelo Governador João Raimundo Colombo no dia 18 de fevereiro, em Florianópolis, com o objetivo de elevar o nível de ensino das escolas catarinenses. O Governo investirá R$ 500 milhões na estrutura física das unidades escolares em todo o Estado, no aprimoramento pedagógico dos estudantes e professores e na gestão da rede estadual.

Fonte: Nina Velho