Follow by Email

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EMIEP - ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A SDR/GERED de São Joaquim, a partir de 2011, estará oferecendo aos estudantes egressos do Ensino Fundamental  mais um Curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEP.
O Conselho Estadual de Educação aprovou em 25/08/2009, através do Parecer nº 312, o funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Hospedagem, no Eixo Tecnológico em Hospitalidade e Lazer, na forma Integrada ao Ensino Médio, a ser oferecido na Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo, no Município de Urubici/SC.
O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEP, iniciou em Santa Catarina como uma nova proposta de ensino e oportunidade de profissionalização aos jovens que ingressam no  Ensino Médio.
O Ensino Médio Integrado é aquele possível e necessário em uma realidade conjunturalmente desfavorável – em que os filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão ainda no nível médio, não podendo adiar este projeto para o nível superior de ensino – mas que potencialize mudanças para, superando-se essa conjuntura, constituir-se em uma educação que contenha elementos de uma sociedade justa.” ( Gaudêncio Frigotto, 2005).
Com a implantação de cursos técnicos integrados ao ensino médio, no ano de 2005, as Gerências de Educação em todo o Estado de Santa Catarina, passaram a oferecer esta modalidade de ensino aos jovens catarinenses. A SDR de São Joaquim, através da Gerência de Educação implantou, no mesmo ano, o Curso Técnico em Vitivinicultura, na EEB Manoel Cruz.
Os estudantes dos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Bom Retiro, Urupema e Rio Rufino,  que concluir o ensino fundamental pode contar com 04 (quatro) opções de cursos técnico profissionalizante de nível médio nas seguintes Unidades Escolares :

EEB Manoel Cruz – São Joaquim
Curso Técnico em Viticultura e Enologia - noturno
Curso Técnico em Hospedagem - noturno

EEB São José – São Joaquim
Curso Técnico em Secretariado – noturno

EEB Araújo Figueiredo – Urubici
Curso Técnico em Hospedagem – matutino 
Comprometida com a qualidade do ensino e com a formação dos jovens a SDR/GERED adquiriu livros técnicos específicos aos cursos de Técnico em  Viticultura e Enologia e Técnico em Hospedagem para compor o acervo bibliográfico da escola,  incentivar a pesquisa e possibilitar o aprofundamento de estudos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário